...

...

Nenhuma programação no momento
No ar: ...

...

Lista Suja do Trabalho Escravo é Atualizada com 159 Novos Nomes: Casos Envolvem Agricultura, Festivais e Exploração Sexual

Publicada em: 06/10/2025 11:00 -

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou, em 6 de outubro de 2025, a chamada “Lista Suja” do trabalho escravo, incluindo 159 novos empregadores — entre pessoas físicas e jurídicas — que foram responsabilizados por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão. A nova versão do cadastro revela um aumento de 20% em relação à última atualização e reacende o debate sobre práticas abusivas em diversos setores da economia brasileira.

 

O Que É a Lista Suja?

Criada em 2003 e publicada semestralmente, a “Lista Suja” é um instrumento de transparência ativa que divulga os nomes de empregadores que, após processo administrativo com direito à ampla defesa, foram condenados por manter trabalhadores em condições degradantes. Os nomes permanecem no cadastro por dois anos, salvo em casos de acordo com o MTE, quando passam para uma lista de observação.

 

Perfil dos Novos Casos

Dos 159 novos nomes:

  • 101 são pessoas físicas (patrões individuais)

  • 58 são empresas (pessoas jurídicas)

  • 1.530 trabalhadores foram resgatados entre 2020 e 2025

As atividades com maior número de empregadores incluídos foram:

Setor Econômico Nº de Inclusões
Criação de bovinos para corte 20
Serviços domésticos 15
Cultivo de café 9
Extração e britamento de pedras 9
Construção de edifícios 8
Produção de carvão vegetal 7
 

Cerca de 16% dos casos ocorreram em áreas urbanas, contrariando a ideia de que o trabalho escravo é exclusivo do campo.

 

Casos de Destaque

  • JBS Aves: Embora a empresa não tenha sido incluída diretamente, duas terceirizadas contratadas por ela entraram na lista após operação que resgatou trabalhadores em condições degradantes no Rio Grande do Sul.

  • Festival Lollapalooza Brasil: A empresa Yellow Stripe, contratada pela T4F para serviços de carga e descarga, foi responsabilizada por manter cinco trabalhadores em condições precárias, dormindo em colchonetes e papelão.

  • Exploração Sexual na Terra Yanomami: Thaliny Nascimento Andrade (“Paloma”) e Francisco Félix de Lima foram incluídos por aliciar mulheres para exploração em cabarés na região indígena.

 

Estados com Mais Inclusões

Estado Nº de Novos Empregadores
Minas Gerais 33
São Paulo 19
Mato Grosso do Sul 13
Bahia 12
Maranhão, PE, RJ, PB 8 cada
 
 

Exclusões e Novas Regras

 

Além das inclusões, 184 empregadores foram removidos da lista por terem cumprido o período de dois anos. Desde julho, novas regras permitem que empregadores evitem a inclusão se firmarem acordos de reparação e assistência aos trabalhadores resgatados.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...